01 dezembro 2007

Fiz GREVE!

Há tanto tempo! Tanto tempo, que nem me lembra, quando foi a última vez que fiz greve!
Deixei de fazer greve por pensar que não se ganha nada com isso. Pelo contrário, lá se deixa de ganhar um dia de salário. E, ao mesmo tempo, aumenta a despesa, pois a tendência é ir gastar dinheiro para os centros comerciais.
Raramente resultam em benefícios para os trabalhadores.
No entanto, desta vez fiz greve. Estou FARTO!
Como professor sinto-me como saco de pancada de um pugilista. Apanho de todos os lados! Ninguém valoriza o que faço. É só denegrir e abalar o pouco prestígio que a minha profissão tem. E o mais engraçado é que os principais instigadores desta situação são aqueles que me utilizaram por mais de duas dezenas de anos, para quem trabalho e que, à primeira vista, deveriam ter uma atitude diferente.
Como já vem sendo hábito, houve guerra de números entre o Governo e os Sindicatos. Provavelmente ninguém tem razão! Mas o que me interessa é que FIZ GREVE, protestei, fiquei bem comigo mesmo, pois revolta-me ser tratado desta maneira!
Não sei o que se passou com os meus colegas de escola mas sei que a escola fechou. Por falta de funcionários!

11 novembro 2007

A praia do surf

Não chove, as temperaturas vâo-se mantendo amenas e a praia ainda se mostra apelativa para passar uns minutos de lazer.
Na parte da tarde, do passado dia 8 de Novembro, pasme-se, estive em Ribeira d'Ilhas, a curtir um pouco de descanso. Estava uma tarde linda, não tão quente como as imediatamente anteriores, mas serviu perfeitamente para relaxar um pouco.
Tirei umas fotografias e coloquei algumas no WEBSHOTS.


Surf Beach - Ribeira dIlhas
Para as verem em tamanho grande é só clicar no link.

P.S.: Voltei a tentar dar conhecimento à Ministra da Educação e ao Secretário de Estado das minhas desventuras com o portátil Fujitsu e desta vez o e-mail não veio devolvido por falta de espaço.

04 novembro 2007

e-ministério, e-ridículo


Vejam só:

"se.educacao@me.gov.pt"
Connected to 193.47.185.15 but sender was rejected.
Remote host said: 452 4.4.5 Insufficient disk space; try again later I'm not going to try again; this message has been in the queue too long.


Esta é parte da mensagem que recebi de retorno das caixas de correio da Ministra da Educação e do Secretário de Estado da Educação, a quem tinha reencaminhado cópia do mail enviado à TMN.


No Plano Tecnológico da Educação, 3.2 - Conteúdos, refere-se como um dos principais inibidores de modernização identificados a "Utilização muito reduzida de meios de comunicação electrónicos - e-mail, fóruns, chats, etc...".

Como é possível mudar a situação se os maus exemplos vêm de cima?
Que capacidade têm estas caixas de correio, que não conseguem receber um simples mail de texto?
Ou serão caixas de correio com grande capacidade, do tipo caixote do lixo, em que ninguém se preocupa em ler o que lá vai ter?

03 novembro 2007

e-fujitsu = e-chatice = e-frustração


Eis o e-mail que enviei à TMN a propósito da iniciativa e-escolas na parte que me tocou da "oferta" do nosso primeiro.

Caros Senhores

Inscrevi-me na iniciativa e-escola, para professores, com o objectivo de adquirir um computador portátil.

Optei pela TMN, de que sou cliente há algum tempo, e por um portátil Fujitsu Amilo.

Os problemas começaram logo com o contrato de fornecimento de ligação de banda larga, pois tive que enviar por duas vezes os documentos necessários, por erro dos vossos serviços. Não houve qualquer explicação nem pedido de desculpas por tal facto. Em tempo oportuno manifestei, por escrito, a minha insatisfação.

Mais tarde, antes de receber o que me tinha proposto adquirir, comecei a ouvir colegas a relatar problemas de bloqueios no portátil desta marca, com situações que iam de jogos de cartas até à utilização da placa de ligação à Internet, o que impedia o acesso. Além disso, o portátil que estava a ser entregue já não era do modelo inicial, mas sim do modelo Esprimo, por ruptura de stock do anterior modelo segundo fui informado, sem que os interessados fossem consultados. Soube ainda que este modelo enfermava de um tempo útil de bateria inferior ao reportado para o Amilo. Junto de colegas pude, de facto e na prática, confirmar estas situações.

Estes relatos foram-se acumulando e, antes de aceitar a encomenda, entrei em contacto com a TMN, pelo telefone de assistência a clientes. Disseram-me desconhecer tais problemas e quando perguntei sobre a possibilidade de troca por um Toshiba, fui informado que tal não podia ser feito, o que compreendi. Perguntei o que aconteceria se não pagasse o portátil no acto de entrega, sendo informado que este ficaria nos CTT de Mafra nos 3 dias úteis seguintes, aguardando que o levantasse e que depois disso seria devolvido. Fui ainda informado, após colocar a questão, que poderia depois voltar a inscrever-me e aí já poderia mudar para o Toshiba, passando para último na lista de espera.

Tentei contactar a Fujitsu, para saber se já teriam solução para estes problemas, através do número disponibilizado no site da TMN para o efeito, o que se revelou impossível.

No dia 30 de Outubro vieram entregar-me o portátil Fujitsu Esprimo. Recusei o pagamento, por este não ser o artigo que tinha pedido, e aquele voltou para os CTT. Não o fui levantar em tempo útil.

Deste modo, por sentir que os meus direitos de consumidor não foram respeitados venho exigir a anulação do contrato que assinei para o fornecimento de banda larga, uma vez que não foi satisfeito o pressuposto para a sua utilização. Manifesto também o meu repúdio pela forma como este assunto tem sido tratado, pois vigora um pouco a ideia de que “por 150 €, o que é que querias?”. Eu não pedi nada, o governo do país é que o “ofereceu”.

Sem outro assunto, sou

Carlos Manuel Fernandes Pauleta
Professor na E. B. 2, 3 de Mafra

c/c Ministra da Educação
Secretário de Estado da Educação
Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO

06 outubro 2007

Prestigiar os professores


Não vou "muito à bola" com ele!
De todo, nunca fui à bola com ele e, há muito tempo que não vou à bola com ninguém!
Mas desta vez, ao discursar no 5 de Outubro, gostei do que disse:
... a figura do professor «deve ser prestigiada e acarinhada pela comunidade, o que requer, desde logo, a estabilidade do corpo docente.»
Mas também disse, com todo o propósito, que:
... a dignidade da profissão depende do «respeito e admiração que os professores são capazes de suscitar na comunidade educativa, junto dos colegas, dos pais e dos alunos.»
Ora bem, há finalmente alguém com responsabilidade, que põe os pontos nos iii!
A educação está mal, é ponto assente, mas sem os professores não será possível melhorar! Isto não é chantagem mas, simplesmente, a constatação de um facto.
O desenvolvimento desta notícia pode ser encontrado no jornal Público de hoje, dia 6 de Outubro.
A caricatura apresentada foi tirada, com a devida vénia, do site do GON.

22 setembro 2007

Divagando...


Foi desleixo com certeza.
Mas também instabilidade.
O regresso às aulas tem disto!
Enquanto as coisas não acalmam não há tempo nem vontade para muitas outras coisas.
Preparar o início do ano envolve dedicação a 200%, se assim me permitem dizer.
Mas agora já está tudo um pouco mais calmo, a rotina vai-se instalando, começamos a "navegar a velocidade de cruzeiro".
Já comecei a conhecer os alunos - e eles a mim; fiz os testes diagnóstico e começo agora a tirar as primeiras conclusões.
Como sempre, fico um pouco assustado com o que tenho "em mãos".
Duvido até das minhas capacidades de levar a cabo a gigantesca tarefa de ensinar Matemática a jovens que, à primeira vista, têm falta das bases mais rudimentares necessárias para progredir.
Com tantos anos de profissão já devia estar mais calejado, digo eu!
Mas por outro lado, ainda bem que há este desconforto, pois é ele que me empurra para tentar fazer mais e melhor.
Um bom ano lectivo para todos os colegas, alunos e funcionários!

08 setembro 2007

Regresso às aulas!


No passado dia 3 de Setembro, regressei à Escola, prenchendo o impresso de retorno ao trabalho.
E que trabalho. Resolver os pedidos e reclamações da formação de turmas.
Mas antes, fui rever os colegas, beijinhos por aqui, abraços por ali.
Uns mais bronzeados que outros, mas não muito, que o Verão não escaldou, pelo contrário.
Alguns, já "cansados" das férias, outros, a chorar por mais.
Eu, dividido, entre a alegria do reencontro e a tristeza do fim das férias pois, só agora, começava a habituar-me a elas!
PS: Fui multado!
Excesso de velocidade! 75 km/h, para quem conhece, entre a placa do fim da Barreiralva e a que indica limite de 50 km/h à saída do centro da localidade. Esta placa nem devia existir porque dá falsas indicações. Pensamos que o limite dos 50 km/h é só a partir dali...
Não são desculpas mas a constatação de um facto.
Os polícias foram muito amáveis mas eu é que não gostei de tanta amabilidade. Pudera, 120 € de multa! Lá se foi a prenda de aniversário da mulher...
Leva um beijo e já vai com muita sorte!

01 setembro 2007

"Trabalho" primaveril


Ontem de manhã, ao levantar-se, a patroa foi espreitar à janela da cozinha e viu mais um habitante da Mangancha. Um gatinho novo apareceu!
Veio dizer-me, mas não lhe liguei e dei mais uma volta na cama.
Passado um pouco regressou, chamando-me para ir ver, pois já lá estavam três. Preparei a máquina fotográfica e tirei algumas fotos.




Para já, identificámos cinco: dois cinzentos e três amarelos.
Mesmo dando a pílula às gatas, o resultado da actividade primaveril foi o aumento da população da Mangancha em, pelo menos, outras cinco vidas.
Provavelmente uma das gatas, e são pelo menos cinco, fingiu que tomou a pílula e... deu uma escapadela!
Vamos lá a ver quantos sobrevivem. São ariscos e fogem, mal ouvem qualquer ruído, ou detectam a nossa presença.

27 agosto 2007

Algarve

No fim-de-semana que passou fui até ao Sul.
Mais propriamente até Vilamoura.
Fui na sexta-feira com a esposa e uma cunhada.
Estivémos na espectacular casa dos amigos Fernando e Armanda.
Vejam só a magnífica piscina do condomínio!




No sábado esteve mau tempo, já anunciado. Aproveitámos para passear e pôr a conversa em dia.


No domingo já passeámos pela praia, onde tomei o único banho salgado do ano!


Fomos cedo para a praia, onde ainda não havia muita gente.
Mais tarde sim, quase não se podia andar na praia.


Foi um fim-de-semana relaxado, sem preocupações, gozando da hospedagem atenciosa de dois bons amigos.

19 agosto 2007

O "Rei" morreu há 30 anos

Dia 16 de Agosto de 1977 foi uma data que marcou a história do Rock n´Roll, não por ter sido dado um concerto que tenha ficado para a história, mas sim porque um dos seus inventores se tinha despedido do mundo dos vivos.
Elvis Aaron Presley nascido na cidade de Tupelo no estado do Mississipi em 1935 perdeu a longa batalha que travava com as drogas e os mais variados calmantes e anti-depressivos. O homem de 42 anos morreu no longínquo Verão de 1977, mas imediatamente nasceu um mito de proporções cósmicas e que vive até ao dias de hoje.

Veja o vídeo de “Jailhouse Rock”, de 1957. O “Rei” tinha então 22 anos.

Elvis cantou praticamente até morrer.
A imagem à direita mostra-o quando se dirigia para uma das suas últimas actuações ao vivo.
Clique aqui para ver a entrada e ouvir o início da sua actuação.


Trinta anos depois a marca com o nome Elvis Presley e tudo o que está oficialmente ligado à imagem do “Rei” continua a render cerca de 29 milhões de Euros anuais. Segundo a revista “Forbes”, Elvis é a celebridade a gerar mais riqueza depois da morte.

Nota: Informações recebidas do meu amigo Artur "Buda", de Moçambique.

15 agosto 2007

O lixo na arte dos jardins

Nas andanças por Ponte de Lima, fui visitar o Festival Internacional de Jardins 2007, este ano subordinado ao tema "O lixo na arte dos jardins".


Gostei, embora a altura do ano não fosse propícia para a existência de um jardim muito florido.
Porém, a ideia era mostrar como o aproveitamento do lixo pode servir para a criação de espaços de lazer.
E nesse aspecto havia de tudo: plástico, vidro, cartão, metal, objectos velhos, etc..., como podem comprovar pelas fotos que coloquei no Webshots.

Estava um dia de calor, mas os jardins estavam frescos! Pelo menos aqueles que estavam mais arborizados, ou que estavam mais perto dos repuxos.
Poucas visitas, que o tempo era de praia!
Se por lá passarem, visitem-no, que vale a pena!

14 agosto 2007

Passeio pelo norte!

As férias vão galopando descontroladamente para o fim!
Mas o melhor é nem pensar nisso!
Para carregar baterias e mudar um pouco de ares, fui até ao norte.

Ponte de Lima!!!


É uma terra linda, calma, onde as gentes são afáveis!
Gosto do sítio, embora nesta altura do ano esteja com excesso de população.
Em cada dois carros um é de matrícula estrangeira, principalmente de Espanha e de França.
Para mais, neste fim-de-semana (de 10 a 12 de Agosto) houve um festival de música popular portuguesa, que veio complicar ainda mais o trânsito, de pessoas e de viaturas.
O centro da vila é muito frequentado mas consegue-se sempre lugar para estacionar.
O rio Lima, com o seu extenso areal, dá uma ajuda bem grande!

É uma vila pitoresca, onde o moderno convive, paredes meias com o antigo, criando contrastes marcantes.

Tentei, à noite, apanhar umas Perseiades na objectiva da máquina fotográfica, mas sem sucesso. Ganhei alguma experiência na fotografia nocturna, o que já não foi mau...

Coloquei estas e outras fotografias de Ponte de Lima no Webshots.

07 agosto 2007


As férias lá vão indo... e desaparecendo!

Tenho andado em arrumações e limpezas.
Já foi muito papel para a reciclagem e mais ainda irá.
Ontem fui a um ecoponto despejar tudo.
Também já iniciei a limpeza e a arrumação do PC.
Devagarinho!

Fiz também a ronda dos blogs dos colegas.
Estão mesmo de férias!
O único com alguma actividade é o do Jorge!
Queixa-se de que já não há verões como antigamente.


Encontrei a Alice Ciclista!
Também anda um pouco zangada com as férias.
As finanças não dão para mais!
(Mas para quem é que dá?)
O pilim vem e... num instante se vai!
Não nos queixemos muito pois há quem esteja pior.

E pronto, por aqui me fico.
Continuação de boas férias para todos.

03 agosto 2007

Mulher-a-dias




Com a devida vénia atrevo-me, hoje, a transcrever partes de um artigo de opinião, colocado no jornal Público de 3 de Agosto de 2007, por Maria Luísa Guia Abreu, professora de Filosofia do Ensino Secundário, e que subscrevo inteiramente.

Escreve ela que:

"Nós, professores, somos uma espécie de mulher-a-dias, fazemos de tudo" - foi uma afirmação de uma professora que tive e explicou porquê - aos professores e professoras pede-se que façam de tudo um pouco, mesmo que não tenham a necessária especialização. Há que ensinar as matérias que aparecerem, ao gosto e vontade de quem manda e paga o serviço, ter competência para tarefas burocráticas, saber liderar grupos difíceis, tratar de assuntos delicados junto das famílias, e por aí adiante.

Depois:

Com o tempo fui percebendo que, além de professora tinha de ser assistente social, psicóloga, conselheira, terapeuta familiar, jurista, orientadora e líder de grupos de adultos, secretária, polícia, artista gráfica, especialista em quase tudo e, mais recentemente, técnica de informática e assistente de call-center. E em cada dia que passa alguém nos inventa novas funções.

E por fim:

Agora, que acabam de sair as listas dos "professores titulares", gostava de saber quem são os que têm perfil adequado para tudo, quais mulheres-a-dias 100 por cento eficientes, tipo fada do lar.
Mas pelo menos agora sei, ao fim de todo este tempo, que estes especialistas têm um nome: professores titulares.


Falou e disse!

C'est fini...



Acabou-se!

Entreguei ontem na escola o relatório final da Equipa de Formação de Turmas.
Mal ou bem, o trabalho está feito.
As turmas provisórias foram publicadas no dia 31 de Julho.
Correu bem, com alguns percalços pelo meio, mas isso faz parte!
Agradeço a todos os que me ajudaram e foram muitos.
Alguns, muitos, esforçaram-se e bem.
Outros, poucos, rezingaram, reclamaram, mas fizeram.
Foi um trabalho de equipa com os seus defeitos e virtudes.

Agora vamos aguardar pelas reclamações e pedidos dos E.E.
Em Setembro, no regresso à escola, resolvem-se.

Finalmente estou de férias e finalmente pude voltar a este sítio.
Vou tentar escrever com mais frequência.

10 julho 2007

Don't cry for me, my friends!


As minhas férias ainda estão longe. E o trabalho continua!
Agora é a formação das turmas do próximo ano.
Estou a fazê-las como responsável por uma equipa de onze pessoas. Parece um número grande, mas nesta altura é o necessário. Mais tarde baixará e, lá para o fim da tarefa, voltará a subir.
Bem queria eu que as turmas, todas elas, ficassem boas, pequeninas, ao gosto de todos, sem razões de queixa de ninguém. Porém, não é possível, agradar a gregos e a troianos.
São as limitações impostas pelo Ministério da Educação - 24 a 28 alunos, por turma; os alunos retidos, e não só, por vezes mal comportados, que têm de ser distribuídos pelas turmas; alguns, com demasiadas repetências, e por força da escolaridade obrigatória, ficam demasiado tempo no sistema, sem serem encaminhados para vias profissionalizantes - finalmente, estão a reaparecer; são também, algumas turmas do ano anterior, que "não funcionaram" e que, por sugestão do respectivo Conselho de Turma, devem os seus alunos ser separados, com todas as contrarieridades que isso acarreta; etc...


A todos garanto que tentarei fazer o meu melhor para que o regresso às aulas decorra sem sobressaltos!
E nas minhas férias... também darei o meu melhor! Prometo-vos!

06 julho 2007

Ida à praia...

Como tinha escrito, ele havia de vir, e veio!
O Verão, pois claro!
Chegou o calor e a praia.
Já bati o meu recorde.
Fui dois dias seguidos à praia.
Ontem e hoje!
À minha praia preferida, Ribeira d'Ilhas.


Ontem esteve um tempo lindo, até usei protector solar.
Hoje, andava aquele nevoeiro, vai-e-volta, que por vezes ali aparece.
Nem tirei a camisa.
Estive a ver e a ouvir uma competição de surf!
Ouvir, é verdade, que o speaker não nos deixa adormecer.
É a heat seguinte, o surfista amarelo que pega a onda no outside e a acompanha até ao inside, etc...
E a música? Bué de alta!
A ver também, mas não levei os binóculos e como o outside era longínquo, só via uns pontinhos, a menos que algum dos sub-16 ou sub-18, pois era desses que se tratava, conseguisse cavalgar a onda até perto da praia.
O vento, como habitualmente, também incomodava.
Nem todos, como se pode ver pela foto que tirei a um praticante de windsurf!


No fim-de-semana nem pensar lá ir, pois mesmo sem surf, aquilo é uma confusão. A praia é pequenina e o estacionamento também.
Para a semana, se a formação de turmas deixar e o tempo ajudar, lá tentarei voltar!

05 julho 2007

Saudade!!!

Nostalgia, saudade, tristeza...
Deu-me para isto, ao ver alguns dos mails, de família e de malta amiga que se encontra em Moçambique.
Vejam um pouco desta terra de Moçambique - Maputo, ex-Lourenço Marques - que adoptei como minha e que me adoptou como um dos seus.



Ali passei os melhores anos da minha vida.
Aqui vos deixo um cheirinho de África!

03 julho 2007

Óculos de Sol


O Verão já não é o que era.
Ainda me lembro que, no meu tempo, a pontualidade era uma virtude.
E quando se ouvia a Natércia Barreto a cantar os Óculos de Sol, sabíamos que tinha chegado a hora de pegar na toalha e rumar para a praia.
Hoje já nem se cumprem as datas, quanto mais as horas!
Ontem, ouvi na rádio:
- Vem aí o calor! Agora é que começam os problemas com os incêndios!
Pensei:
- Bem, gosto pouco do calor, mas tem que ser, também faz falta, precisamos dele...

Mas enganaram-me! Chove em Mafra! Dezoito graus lá fora! Que Verão é este? Já nem se pode confiar nos mentirologistas!
Porém, acalmem-se, não esmoreçam, ele vem aí! E quando isso acontecer ponham a música da Natércia a tocar, agarrem na toalha e nos óculos de sol e 'bora pr'á praia, que se faz tarde!

Nota: A música encontra-se no site Moçambique - Vídeos e Música

02 julho 2007

Acção de Formação

Chegou ao fim! Quase...
E digo quase, porque ainda falta um relatório final, a apresentar ao Centro de Formação.
Fiquei mais rico! Não de dinheiro, mas de saber!
Foi uma formação frutuosa! A partir de agora tudo será diferente! Para mim e para os meus alunos. A plataforma moodle será a primeira "culpada"...
A maior parte das coisas já as conhecia, portanto, não é uma questão de novidade. É, antes de tudo uma questão de utilidade. Aprendi onde e como aplicar, na prática do dia-a-dia, os conhecimentos adquiridos.

Para desanuviar um pouco, fui até ao Norte - Sra. da Hora. Passeio rápido, de fim-de-semana, sem trabalho. Foi óptimo!

26 junho 2007

Acabaram as aulas!


É um misto de alívio, nostalgia, dever comprido, que me acomete.
Chegou ao fim mais um ano de aulas! Os alunos vão para férias e nós continuamos por cá. Há muito trabalho para fazer. Temos que finalizar este ano lectivo e preparar o próximo. Férias só depois do dia 23 de Julho. E só para alguns!
Os alunos, são a razão da nossa existência, enquanto professores, mas já começamos a ficar um pouco cansados uns dos outros. A pausa é boa por isso! Para nós e, penso que, para eles também! A maior parte dos alunos merece as férias, pois trabalharam bem, outros não tanto, pois fizeram as férias em tempo de aulas.
Para todos desejo um bom descanso e um retorno com muita energia - para aplicar onde interessa!
Nós, professores, iniciámos o processo de avaliação final. Quão ingrata e difícil ela é! Para mim é a maior dificuldade na actividade de um professor! Mas tem que ser...
No entanto, nem tudo é trabalho e chatice, pois quinta-feira, terminadas as avaliações, temos um almoço de convívio de professores e funcionários. Sardinhada!
Depois... preparamos o futuro! Mais tarde falarei disso!

19 junho 2007

Formação


Vou dar em doido!
Nunca gostei de sapos: escorregadios, peganhentos, olhos de carneiro mal morto, embora reconheça que têm a sua função na natureza.
Hoje tive "dispensa" das aulas - exames do 9º ano, para os quais não fui convocado (agradecido a quem o decidiu) - mas se pensam que não fiz nada, desenganem-se!
Porque será que se diz que os professores são uns mandriões e preguiçosos? Mentira, pelo menos no meu caso! Passei o dia quase todo em luta com um SAPO, por causa da Acção de Formação que frequento. A página que fiz precisou de actualização, pois fiz mais uns exercícios em Hot Potatoes e queria disponibilizá-los à comunidade (que pomposo que isto me soa, mas é assim que sinto). Problemas!!!
Não é que fazia actualizações e nada?!?! Mas que luta...
Só depois de muita guerra, titânica, menos uns cabelos, dos poucos que já tenho, e dores de cabeça, é que consegui triunfar sobre a besta!
Mas, meus amigos, que satisfação, que realização, que triunfo, que contente fiquei!
Não desistam, perseverem. Ouviste Paula?

18 junho 2007

Página web


Cá estou de volta!
Isto de manter um blog é obra! É preciso assunto e, acima de tudo, é preciso tempo!
E tempo é o que me tem faltado! O malandro do Paulo (me desculpe) tem-nos dado tanto trabalho, que até a dormir vou pensando nos assuntos e procurando soluções para os mesmos. Soluções que para um autodidacta nem sempre são óbvias! Por caminhos tortuosos, para um "expert", lá vou levando a água ao meu moinho.
A última, para colocar os trabalhos realizados, foi ter que preparar e publicar um site na web. Há tanto tempo que não mexia no frontpage!!!
Mas fez-se, ainda não totalmente, mas fez-se! O resultado está aí no Mais um pouquinho. Também precisa de tempo, é claro, mas a reforma já não está longe (20 anos, será?) e, então, dedico-me à séria a isto. Até lá, vai saindo aos soluços, conforme o tempo que me forem deixando no ME.

12 junho 2007

Provas de Aferição (2)

Já era, como dizem os brasileiros!
Lá estive ontem em Sobral de Monte Agraço a entregar as provas.
Dez minutos! Nem mais. Profissionalismo dos colegas da escola.
Tudo arrumado e preparado para nos receber.
Bem hajam!
A propósito, sabiam que "o Director Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Dr. Luís Capucha, convidou a APM a sair da CA, alegando que a APM não podia criticar publicamente o programa do Ministério, uma vez que fazia parte dele."?
APM = Associação de Professores de Matemática
CA = Comissão de Acompanhamento dos Planos de Acção para a Matemática.
Podem ver a notícia com todos os pormenores no sítio da APM.

10 junho 2007

Provas de Aferição (1)

Finalmente terminei o trabalho!
Isto de ser classificador não é "moleza".
Ainda por cima não pagam nada.
Deixam-nos faltar às actividades da componente não lectiva, mas isso são "peanuts". (Onde é que eu já ouvi isto?)
Para fazer um trabalho sério, tive que usar o meu tempo fora da escola, com feriados e fim-de-semana incluídos.
Amanhã lá vou de abalada para o Sobral de Monte Agraço para entregar as provas. E os nossos dirigentes são tão zelosos... que nos marcam hora de entrega FORA DO NOSSO HORÁRIO! Havia de ser para eles.

09 junho 2007

Apresentação do meu blog!

Pois é, nunca pensei ver-me numa destas!
Porém, no âmbito de uma acção de formação fui "convidado" a criar um blog.
Assim, vou fazer com que este sirva para alguma coisa, preferencialmente, no âmbito da disciplina que lecciono, a Matemática!

Saudações

Pauleta